Blog / Bem-estar / Dicas para um inverno mais tranquilo


Dicas para um inverno mais tranquilo

Detox e Tosse

25 Fev 2019 Publicado por Dietmed

Dietmed - Dicas para um inverno mais tranquilo
 

Detox “de inverno”

 

Neste tempo frio, para desintoxicar, não aconselho os sumos detox, mas sim, sopas detox. Devemos tomar alimentos cozinhados e quentes para compensar as temperaturas externas mais frias. Como no inverno temos tendência para comer alimentos mais calóricos devemos compensar, desintoxicando, e permitir aos nossos órgãos a eliminação de toxinas.

 

Um dos ingredientes mais importantes nestas sopas são os vegetais de folha verde como, por exemplo, couve-galega ou nabiças, ricas em minerais como o cálcio e o ferro. Estes vegetais têm ainda a propriedade de melhorar a função intestinal devido ao seu elevado teor em fibras. Como diuréticos podemos colocar a salsa e o aipo; a alcachofra e os espargos têm ação depurativa e desintoxicante.

 

Assim, como receita de uma sopa desintoxicante podemos colocar: batata doce, salsa e aipo na base. Depois de triturada a base, colocar folhas de couve-galega esfarrapadas e deixá-las cozer. Tradicionalmente, aconselho sopas simples para possibilitar a variedade e não ocorrer uma acidificação tão acentuada. No final, poderá adicionar-se azeite de oliveira e um pouco de sal marinho. Esta sopa deve-se comer à noite, evitando o consumo de proteínas animais.

 

Tosse

 

A tosse, sendo um reflexo fisiológico do pulmão, requer uma observação cuidada. Se esta se apresenta seca e irritativa, devemos utilizar substâncias emolientes para a garganta.

O mel, rico em anti-oxidantes e portador de propriedades emolientes e anti-sépticas, facilita a lubrificação da garganta e vias aéreas superiores. Sendo seguro e de fácil utilização, pode ser utilizado também em crianças. Assim, pode preparar-se uma infusão de malvas e adicionar 6 gotas de limão com um pouco de mel. É uma excelente receita para tomar 3 vezes ao dia para acalmar a tosse!

 

Já se a tosse é produtiva, ou seja, se é acompanhada de expetoração, devemos utilizar substâncias que vão promover a saída do muco. Uma das minhas plantas favoritas é o Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra), devendo ferver-se um pouco da raiz desta planta em meio litro de água, acondicionando-se numa garrafa térmica para ir bebendo, em pequenos golos, ao longo do dia. Esta planta tem um ligeiro sabor adocicado o que torna o seu uso bastante agradável.

 

 

Drª Ana Tavares

Farmacêutica e Consultora em Homeopatia e Nutracêuticos.