Blog / Saúde / Como combater as Infeções Urinárias?


Como combater as Infeções Urinárias?

Dicas e conselhos

9 Out 2018 Publicado por Dietmed

Dietmed - Como combater as Infeções Urinárias?
 

“Infeções urinárias” é um tema transversal a todas as idades. Com causas mais ou menos diversas, podemos dar algumas dicas e conselhos para evitar este sofrimento quase incapacitante.

 

Além de cuidados de higiene e roupa interior adequada, preferencialmente de algodão e com uma base larga para evitar fricções, uma boa alimentação, reposição da flora orgânica e o uso de algumas plantas, podem ser aconselhados.

 

Ao nível da alimentação, devemos dar preferência aos alimentos frescos como vegetais e verduras, especialmente os diuréticos, como por exemplo: espargos, pepino, aipo, salsa e beterraba. Frutas ricas em vitamina C também ajudar nas infeções urinárias, como mirtilos, papaia e uvas vermelhas.

 

Ingerir água ao longo dia é importante para este tipo de patologias, quer na prevenção, quer no estado agudo da situação. Os líquidos ajudam a depurar as vias urinárias. Mas quanta água? Pelo menos um litro e meio por dia. Aconselhamos também, duas vezes no dia, tomar um copo de água fervida com algumas gotas de limão.

 

Muito importante também é repor a flora: L. acidophilus, L. gasseri, L. reuteri são exemplos que ajudam nestas situações.

 

Relativamente às plantas que podemos utilizar, o Hibisco é a que mais aconselhamos. Resultados comprovados e pode ser adquirido em cápsulas e tomado duas vezes ao dia num estado agudo. O arando também muito popularizado hoje em dia, é uma outra possibilidade a considerar. Para tomar ao longo do dia, vulgarmente conhecido como cházinho, recomendamos as plantas Barbas de Milho, UtiRose™, Cavalinha e Malvas.

 

 

Drª Ana Tavares

Farmacêutica | Consultora em Homeopatia e Nutracêuticos