Blog / Saúde / Enfartamento? Sensação de Barriga Inchada?


Enfartamento? Sensação de Barriga Inchada?

Causas e Soluções

21 Fev 2018 Publicado por Dietmed

Dietmed - Enfartamento? Sensação de Barriga Inchada?
 

Em primeiro lugar vamos tentar perceber algumas das possíveis causas destes sintomas. Muitas vezes inicia-se com a pouca insalivação e mastigação dos alimentos. A ansiedade e o pouco tempo para a alimentação conduzem a estas situações. Alterações da acidez estomacal, da flora digestiva e da motilidade gástrica, como a obstipação, podem conduzir aos sintomas referidos.

 

Ansiedade, preocupação e irritabilidade são emoções que podem conduzir a alterações digestivas. O fígado, ao não produzir bílis em quantidade suficiente, dificulta a digestão tal como uma vesicular biliar com motilidade alterada (discinesia biliar ou vulgarmente conhecida como “vesícula preguiçosa”).

 

A alimentação também merece um lugar de destaque neste tema. Comer determinados alimentos e, sobretudo, comê-los em determinadas horas, pode dificultar a digestão. Já os nossos avós diziam e muito bem que “a laranja de manhã é ouro, ao almoço é prata e à noite mata”.

 

Faz todo o sentido “ouvir” o nosso organismo, estar atento ao que sentimos e usar alguma desta sabedoria ancestral. Ora porque isto da laranja acontece? Acontece porque o nosso organismo não quer alimentos ácidos pela noite.

 

Soluções? Comer calmamente, mastigando bem os alimentos. Tomar um probiótico adequado à situação. Usar plantas digestivas como: funcho, rábano negro e cidreira. O carvão vegetal também demonstra vantagens muito evidentes para ventre inchado devendo ser tomado às refeições.

 

 

Drª Ana Tavares

Farmacêutica | Consultora em Homeopatia e Nutracêuticos