Blog / Saúde / TENHO HELYCOBACTER PYLORI. E AGORA?


TENHO HELYCOBACTER PYLORI. E AGORA?


19 Out 2020 Publicado por Dietmed

Dietmed - TENHO HELYCOBACTER PYLORI. E AGORA?
 

Quando vamos ao médico e através de uma análise somos informados que temos a Helicobacter pylori positiva a pergunta que se faz é: como posso eliminá-la?

 

Quando fazemos esta análise, é porque já sintomas se vinham a manifestar, como dor de estomago, pirose ou azia, má digestão, desconforto abdominal entre outros.  Corrigir a alimentação é o primeiro passo para melhorar este quadro.

 

Quais os alimentos a evitar e quais os alimentos a preferir?

 

Os alimentos a evitar são aqueles que causam maior irritabilidade das mucosas como os enchidos, a pimenta, bebidas alcoólicas, alimentos enlatados e o café. Também alimentos que possam aumentar a acidez, como o chá preto, os refrigerantes, molhos, vinagre, temperos em cubos e frutas ácidas, como a laranja, devem ser evitados.

 

Os alimentos mais indicados para apoiar os tratamentos e a diminuição da sintomatologia da Helicobacter pylori são: brócolo, couve-flor e couve-de-bruxelas, que estão no topo da lista. Estes alimentos são ricos em princípios ativos regeneradores da mucosa gástrica. Recomenda-se, por exemplo, o consumo de 70g de brócolos por dia. Legumes cozidos ajudam no desconforto causado por esta bactéria. Frutas não ácidas devem ser consumidas nesta altura, pois as suas vitaminas ajudam à regeneração das células estomacais: pêra madura, mirtilo e papaia são alguns exemplos. A fruta também poderá ser cozida ou assada para diminuir a dificuldade da digestão.

 

Fitonutrientes, probióticos, vitaminas e minerais podem ser tomados para criar condições favoráveis à regeneração da mucosa digestiva, aliviar sintomas e até diminuir a quantidade desta bactéria no estômago. Lactobacillus reuteri é um probiótico com ação específica em eliminar a Helicobacter pylori. Pode ser encontrado em suplementos naturais com extrato de bróculo. A vitamina B2, B12 e zinco também apresentam benefícios nesta situação.

 

Sugestão de um batido para fazer durante 14 dias: bróculo, mamão e 1 colher de café de curcuma. Colocar tudo na liquidificadora e beber uma vez ao dia.

 

Ana Tavares

Farmacêutica e Consultora em Homeopatia e Nutracêuticos