Blog / Soluções Naturais / Cuidar das articulações, Parte II


Cuidar das articulações, Parte II

Truques diários para melhorar a mobilidade

22 Fev 2019 Publicado por DietMed

DietMed - Cuidar das articulações, Parte II
 

A mobilidade é um fator preponderante na vida diária das pessoas. Para ter uma boa mobilidade é importante cuidar das suas articulações.

 

Pequenos truques poderão ser introduzidos na sua vida diária de modo a manter ou melhorar o seu grau de mobilidade. Aqui ficam 4 dicas para o ajudar:

 

1- Realizar 30 a 40 minutos diários de atividade física moderada/vigorosa;

 

2- Realizar alongamentos estáticos pois estes permitem manter a mobilidade articular pois evita os encurtamentos musculares. Assim as estruturas musculares e as articulações mantêm a sua funcionalidade e amplitude de movimento. (Cada alongamento deve ser realizado entre 10 a 30 segundos combinados com exercício de controlo respiratório e devem ser realizados duas vezes por dia);

 

3- A hidratação é importante para manter a lubrificação da cartilagem das articulações prevenindo assim patologias como a osteoartrose que provocam a diminuição da amplitude de movimento;

 

4- Manter um peso adequado. O excesso de peso sobrecarrega as suas articulações, aumentando o risco de dor e aparecimento de lesões. As pessoas com excesso de peso sofrem frequentemente de dores articulares e artrose moderadas/graves, particularmente nas articulações que sofrem mais carga, nomeadamente nos joelhos e na coluna lombar. A causa mais frequente desta dor é o stress mecânico relacionado com o excesso de carga a que tais articulações estão sujeitas em pessoas com sobrepeso.

 

De modo a poder controlar melhor a dor e a inflamação na articulação afetada, existem ainda alguns comportamentos que podem ser bastante úteis:

 

1- Tome um duche quente.

 

2- Pratique técnicas de relaxamento, preferencialmente com orientação adequada.

 

3- Aplique gelo na zona dorida.

 

4- Procure não esforçar a articulação afetada.

 

5- Opte por desportos que permitam uma movimentação regular e moderada das articulações, nomeadamente a natação.

 

6- Tenha um maior cuidado com o desempenho de atividades domésticas e recreativas, nomeadamente, procurando manter a coluna sempre direita.

 

7- Tenha uma alimentação equilibrada e, se necessário, recorra à toma de suplementos alimentares.

 

8- Durma num colchão duro e com uma almofada macia e não muito alta. Se passar muito tempo sentado tenha o cuidado de manter sempre as costas e o pescoço devidamente apoiados.

 

 

Hugo Ferreira

Personal Trainer