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Tire mais partido da Caminhada

Truques e conselhos

25 Mar 2019 Publicado por DietMed

DietMed - Tire mais partido da Caminhada
 

Caminhar, apresenta múltiplas vantagens ao nível da saúde, incluindo o aumento da força muscular, desenvolvimento da aptidão física, gestão de peso, regulação do nível de triglicerídeos, aumento da densidade óssea entre outros.

 

Desta forma, fique atento a algumas dicas que podem auxiliar numa melhor realização desta atividade:

 

  • Aposte num calçado e equipamento adequado: o calçado é um dos elementos mais importantes, não só ao nível de prevenção de lesões, mas também em termos de conforto e performance.
  • Quanto à roupa, esta deve ser adaptada às condições de treino: se a temperatura externa for baixa devemos optar por roupa que auxilie na conservação da temperatura corporal. Caso a temperatura externa seja quente e húmida, devemos optar por roupa leve e respirável, de modo a permitir uma adequada troca de calor e humidade, de maneira a que o equipamento não seja mais um meio que aumente a temperatura corporal;
  • Mantenha o ritmo adequado: se está a iniciar a prática de atividade física, não exagere no ritmo. Aposte num aumento gradual da intensidade, de forma a permitir que o corpo se adapte ao estímulo a que esta a ser sujeito. Um meio para aumentar a intensidade da caminhada é apostar numa variação da inclinação do piso, optando por zonas de maior inclinação do solo.
  • Hidratação: a água é um dos principais componentes do nosso organismo, desempenhando um papel fundamental em diversas situações, como por exemplo, regulação da temperatura corporal. Ao realizar atividade física as necessidades de água que o organismo necessita, aumentam, daí a importância de uma boa hidratação, não só antes, mas durante e após a realização de exercício físico.
  • Tenha atenção à postura: ao caminhar mantenha as costas direitas, a cervical alinhada, o abdominal contraído dirigindo o olhar para a frente; quanto aos braços, estes podem auxiliar o movimento, colocando os mesmos ao lado do corpo e balançando estes para trás e para a frente.

 

Dica: Tente procurar um profissional qualificado para atingir os resultados de forma mais eficaz, rápida e segura.

 

Tiago Oliveira

Personal Trainer