Blog / Soluções Naturais / CÁSCARA SAGRADA


CÁSCARA SAGRADA


13 Jan 2020 Publicado por DietMed

DietMed - CÁSCARA SAGRADA
 

A Cáscara Sagrada (Rhamnus purshiana) é uma planta medicinal utilizada pelos nativos norte americanos desde a antiguidade, cujo efeito esperado é o laxativo.

 

A Cáscara Sagrada age provocando uma irritação intestinal que ocasiona o aumento dos movimentos peristálticos, promovendo assim a evacuação. É recomendada para casos de obstipação mais grave e apesar de ser um laxante de origem natural, fitoterápico, é preciso estar atento ao risco do uso prolongado. Evidências científicas apontam que a Cáscara Sagrada deve e pode ser prescrita como laxante, mas somente nos casos em que realmente há impossibilidade de evacuação mesmo com as intervenções nutricionais.

 

A Cáscara Sagrada está inserida num grupo de plantas que são categorizadas como laxantes irritantes devido a presença de compostos antraquinónicos que provocam contrações no cólon, com consequente aumento dos movimentos peristálticos.

 

De acordo com estudos, a Cáscara Sagrada é usada como um laxante suave na prisão de ventre crónica, agindo também na estimulação da mucosa gastrointestinal, favorecendo assim as funções do intestino, com menos efeitos colaterais.

 

A utilização da Cáscara Sagrada deve ser associada com medidas corretivas de hábitos, onde o paciente deve melhorar sua alimentação com aumento da ingestão de fibras e água e praticar exercício físico periodicamente. Associando a Cáscara Sagrada em doses baixas e integrada numa matriz com fibras alimentares, reduzem-se os efeitos secundários associado ao mecanismo irritativo e melhora-se o trânsito intestinal.

 

Prof. Drª Marisa Machado

Investigadora em Fitoquímica