Blog / Bem-estar / A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO DESPORTIVA


A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO DESPORTIVA


16 Jan 2020 Publicado por Dietmed

Dietmed - A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO DESPORTIVA
 

A importância da nutrição desportiva não é recente. Já na Grécia antiga, desde os primeiros Jogos Olímpicos (776 A.C.), atletas e treinadores procuravam uma alimentação especial capaz de aumentar o rendimento físico e melhorar o desempenho (ex: ingerir partes especificas de animais de modo a ter bravura, habilidade, força e velocidade).

 

Hoje em dia sabemos que a alimentação influencia significativamente o rendimento desportivo, pois é a única forma de obter energia e nutrientes. Porém, muito mais do que o rendimento desportivo, a recuperação e prevenção de doenças é fundamental para um atleta.

 

Para que se chegue a uma harmonia entre nutrição e exercício físico não basta comer qualquer alimento, é necessário que a alimentação seja adequada ao tipo de desporto, duração/intensidade do treino/prova, género, idade, estado nutricional, entre outros fatores a considerar individualmente com o atleta.

 

Os principais objetivos da nutrição desportiva são:

 

- Satisfazer as necessidades energéticas e nutricionais;

- Alcançar uma composição corporal saudável e adequada a cada modalidade (peso, massa gorda e massa muscular);

- Promover os processos de adaptação induzidos pelo treino e recuperação entre sessões fornecendo todos os nutrientes necessários;

- Nutrir e hidratar convenientemente durante cada sessão de treino;

- Reduzir o risco de lesão ou doença;

- Verificar a necessidade do uso de suplementos alimentares, (melhoria do rendimento desportivo e/ou auxilio nas necessidades nutricionais especificas.

 

Para um planeamento nutricional adequado, além da boa ingestão alimentar, deve ser considerada uma boa distribuição de macronutrientes e micronutrientes. Esta recomendação vai ser de igual forma individualizada para o atleta e segundo as diretrizes para o desporto praticado.

Deste modo, a alimentação e aconselhamento por parte de um (a) nutricionista poderá fazer a diferença para quem quer ser um dos melhores.

 

Adriana Martins

Nutricionista, Departamento Técnico Dietmed