Blog / Bem-estar / O QUE SÃO AS ZONAS AZUIS?


O QUE SÃO AS ZONAS AZUIS?

5 zonas no mundo onde se vive mais e melhor

19 Out 2019 Publicado por Dietmed

Dietmed - O QUE SÃO AS ZONAS AZUIS?
 

Sabia que existem 5 zonas no mundo onde se vive mais e melhor? As Zonas Azuis (Blue Zones®) são locais de grande concentração de pessoas centenárias que envelhecem com saúde, principalmente sem doenças cardiovasculares, obesidade, cancro ou diabetes.

 

As Zonas Azuis surgiram como fruto de um estudo realizado por Dan Buettner e respetiva equipa em conjunto com a National Geographic e the National Institute on Aging para desvendar os segredos dos povos mais longevos. Dos vários povos estudados, a equipa de Dan seleccionou e definiu geograficamente as 5 Zonas que apresentavam melhor rácio entre número de centenários e morbilidade:

 

  • Icária, Grécia – uma Ilha no mar Egeu que apresenta uma das mais reduzidas taxas de mortalidade em meia-idade e de demência em todo o mundo.
  • Okinawa, Japão – uma ilha onde vivem as mulheres mais longevas do mundo e com qualidade de vida.
  • Sardenha, Itália – uma área montanhosa que alberga a maior concentração de homens centenários.
  • Península de Nicoya, Costa Rica – zona onde vive a população com a taxa de mortalidade mais baixa do mundo e a segunda maior concentração de homens centenários.
  • Loma Linda, Califórnia – nesta zona os habitantes demonstram uma elevada longevidade.

 

O grande segredo descoberto desta longevidade é a alimentação preventiva e curativa. Os alimentos nas Zonas Azuis são selecionados e incorporados na dieta, tendo em conta a riqueza nutricional e a capacidade curativa. Consomem diariamente frutas, legumes, leguminosas e algas que são ricos em: vitaminas, minerais, antioxidantes, substâncias adaptogénicas que regulam a homeostasia do organismo, nutrientes que melhoram o desempenho físico e mental e que aumentam a resistência do sistema imunitário.

 

Promovem a hidratação através da ingestão de água, bebem chá de plantas com propriedades purificantes, desintoxicantes e antioxidantes, principalmente chá verde e dente-de-leão. O Resveratrol é um ingrediente frequente. Este fitonutriente está presente em grande quantidade no vinho tinto consumido em praticamente todos os povos das Zonas Azuis. O Resveratrol tem demonstrado vários benefícios para a saúde a nível cardiovascular, síndrome metabólica, beleza, prevenção anticancerígena, entre outros.

 

NectarVitae é uma fórmula inspirada nas zonas azuis que visa a acção revitalizante e purificante. É rico em antioxidantes pela acção do extracto Concentrado Nectarvitae®. Este extracto é um concentrado de Polifenóis de uma selecção de 22 extratos naturais característicos das Zonas Azuis:

11 frutas: uvas brancas e vermelhas, laranja, toranja, papaia, abacaxi, morango,maçã, damasco, cereja, mirtilo, groselha preta;

11 vegetais: tomate, cenoura, chá verde,azeitona, brócolos, repolho verde, cebola, alho, gérmen de trigo, pepino, espargos.

Além disso, combina a ação do extrato Nectarvitae® com a ação de substâncias adaptogénicas, nutritivas, purificantes e revitalizantes, agindo de forma sinérgica.

 

Dra. Carla Santos

Farmacêutica