Blog / Saúde / A IMPORTÂNCIA DAS VITAMINAS


A IMPORTÂNCIA DAS VITAMINAS


21 Mai 2019 Publicado por Dietmed

Dietmed - A IMPORTÂNCIA DAS VITAMINAS
 

As vitaminas são nutrientes fundamentais ao crescimento e à manutenção do organismo. Dado que não temos capacidade de as produzir, há necessidade de assegurar o seu aporte através da alimentação.

 

Apesar do organismo necessitar de vitaminas em quantidades muito pequenas, se houver défices, há maior probabilidade de um indivíduo desenvolver determinadas doenças, sendo conhecidos os casos do aparecimento de escorbuto associado à falta de vitamina C ou o raquitismo, por falta de vitamina D ou cálcio.

 

O atual estilo de vida agitado leva a hábitos alimentares errados. O aumento do consumo de alimentos pouco nutritivos, leva a carências em vitaminas e minerais no organismo. Assim, para manter o equilíbrio entre as vitaminas e os minerais, torna-se essencial que seja feita uma suplementação específica e de acordo com as necessidades. Além disso, promover uma boa alimentação é essencial, por esta ser sinónima de uma vida saudável e de melhoria da qualidade de vida.

 

VITAMINAS

As vitaminas são ativas em quantidades muito pequenas (daí serem micronutrientes) e estão envolvidas em vários processos metabólicos, nomeadamente os relacionados com a produção e armazenamento de energia, proteção do sistema imunitário, formação de ossos e tecidos, formação e manutenção das células.

Tradicionalmente, as vitaminas estão agrupadas em dois grupos, de acordo com critérios de solubilidade: vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e hidrossolúveis (complexo B e vitamina C). No organismo, cada vitamina tem uma função própria e específica, não sendo possível compensar a falta de uma com um maior aporte de outra.

 

Vitamina A

A vitamina A é o termo utilizado para o retinol (componente ativo) e os seus precursores carotenoides, sendo o beta-caroteno a principal forma de provitamina A utilizada.

A vitamina A é essencial para o desenvolvimento do organismo, tendo um papel fundamental no crescimento, desenvolvimento do tecido ósseo, para o sistema imunitário e na diferenciação de tecidos. Também é fundamental para a manutenção da visão, por estar envolvida na síntese de rodopsina na retina, necessária para a visão noturna.

 

Vitamina D

A vitamina D encontra-se no organismo sob a forma de duas biomoléculas: o colecalciferol (vitamina D3) e o ergocalciferol (vitamina D2). A sua principal fonte é a radiação UV, que ativa a sua produção a partir do 7-dehidrocolesterol. Ambas as formas D2 e D3 são biologicamente inativas. Uma parte da vitamina D que é absorvida é convertida no fígado a 25-hidroxivitamina D, que tem pouca atividade biológica. É nos rins que é produzida a forma ativa da vitamina D: a 1,25-dihidroxivitamina D ou calcitriol.

A sua função no organismo relaciona-se com a imunidade, reprodução, secreção de insulina e diferenciação das células da epiderme. A vitamina D está envolvida no transporte ativo de fosfato no intestino e na homeostase do cálcio: intervém nos processos de fixação de cálcio no osso e no aumento da reabsorção renal destes minerais.

 

Vitamina E

As suas principais formas são os tocoferóis (alfa, beta, gama e delta) e os tocotrienóis (alfa, beta, gama e delta). O alfa-tocoferol é a forma que é armazenada no organismo na sua forma ativa e a que tem maior importância.

No organismo, a vitamina E atua enquanto antioxidante, ajudando a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres. Desta forma, previne a peroxidação lipídica dos ácidos gordos polinsaturados e protege as membranas celulares da ação dos radicais livres.

O corpo também precisa de vitamina E para estimular o sistema imunitário, além de ajudar a dilatar os vasos sanguíneos e a manter a coagulação sanguínea normal.

 

Vitamina K

A vitamina K existe em duas formas diferentes: a vitamina K1 (filoquinona, fitonadiona), presente nos vegetais de folha verde, e a vitamina K2 (menaquinona), que é a forma que é sintetizada pelas bactérias que compõem a microflora intestinal.

O seu papel principal no organismo está relacionado com a coagulação sanguínea. A vitamina K é cofator da enzima carboxilase e está envolvida na formação de protrombina e outros fatores essenciais para o desenvolvimento da cascata de coagulação.

 

Ácido fólico

O ácido fólico é a forma da vitamina B9.

Uma das reações mais importantes em que o ácido fólico está envolvido é na conversão da homocisteína a metionina na síntese de S-adenosilmetionina (SAMe), um dador de metilos. Outra reação dependente do ácido fólico é a metilação na formação do DNA, necessário para a divisão celular.

Esta função assume maior importância para o funcionamento apropriado do cérebro, tendo um papel importante na saúde mental e emocional. Além disso, é especialmente importante durante períodos de rápido crescimento celular e tecidular, como durante a infância, adolescência e gravidez.

O ácido fólico também funciona em associação com a vitamina B12 para ajudar a formar células sanguíneas e ajuda à boa utilização do ferro pelo corpo.

 

Ácido pantoténico

O ácido pantoténico também é conhecido como vitamina B5. O ácido pantoténico assume funções enquanto precursor da coenzima A, fundamental para o desempenho do metabolismo celular. Assim sendo, esta vitamina tem um papel essencial no metabolismo energético dos hidratos de carbono, lípidos, colesterol e fosfolípidos, hormonas esteroides e porfirinas para a formação de hemoglobina e colina.

 

Vitamina B1 (tiamina)

No organismo, a vitamina B1 tem funções enquanto cofator de várias enzimas e participa no ciclo de Krebs, para a produção de energia. Assume também um papel importante no metabolismo de proteínas, lípidos, ácidos nucleicos, hidratos de carbono e na respiração celular. Além disso, intervém nos mecanismos de síntese de vários neurotransmissores, como a acetilcolina.

O défice em tiamina manifesta-se através de conhecidas patologias, como o Beribéri e uma neuropatia, a síndrome de Korsakoff.

 

Vitamina B2 (riboflavina)

A riboflavina é um cofator dos dois cofatores enzimáticos flavinamononucleótido (FMN) ou flavina adenina dinucleótido (FAD).

Por estar relacionada com o FMN e com o FAD, a riboflavina atua enquanto cofator intermediário na transferência de eletrões nas reações de oxidação-redução. Também participa em várias reações metabólicas dos hidratos de carbono, lípidos e proteínas e na produção de energia. Intervém, enquanto cofator enzimático, na conversão da vitamina B6 e do ácido fólico nas suas formas coenzimáticas ativas.

 

Vitamina B6 (piridoxina)

A vitamina B6 pode apresentar-se sob 3 formas: piridoxina (forma original), piridoxal fosfato (PLP) e piridoxinamina fosfato (PMP), que são formas fosforiladas.

O corpo precisa de vitamina B6 para mais de 100 reações enzimáticas envolvidas no metabolismo. A PLP e a PMP são coenzimas das reações de transaminação e outras reações do metabolismo proteico, incluindo na produção do grupo heme da hemoglobina.

A vitamina B6 também está envolvida nas reações de produção de vários neurotransmissores, como a epinefrina, serotonina, que influencia o humor e a melatonina, e na metabolização do glicogénio para produção de energia.

 

Vitamina B12 (cianocobalamina)

A vitamina B12, ou cobalamina, apresenta-se na forma de cianocobalamina e hidroxicobalamina (formas ativas).

A vitamina B12 é essencial para o metabolismo celular, em especial no sistema nervoso, gastrointestinal e medula óssea. A sua importância está relacionada com a envolvência na síntese de ácidos nucleicos (DNA), purinas e pirimidinas, enquanto intermediário da transferência de grupos metil. A vitamina B12 está envolvida no metabolismo dos hidratos de carbono e dos lípidos para a produção de energia pelas células.

 

Biotina

A biotina existe em 8 formas, sendo apenas a D-biotina a forma que é produzida naturalmente e biologicamente ativa. Tal como todas as vitaminas pertencentes ao complexo B, a biotina, enquanto coenzima, está envolvida no metabolismo dos hidratos de carbono, lípidos e proteínas para a produção de energia. A biotina também é importante para o crescimento do embrião durante a gravidez e tem sido amplamente recomendada para fortalecer o cabelo e as unhas.

 

Vitamina C

A vitamina C tem 2 formas biologicamente ativas: o ácido L-ascórbico e o ácido L-dehidroascórbico.

No organismo, a vitamina C atua como antioxidante, ajudando a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres, que danificam o DNA.

A vitamina C também é importante para a síntese de colagénio, a proteína estrutural que permite o crescimento e a reparação de tecidos danificados. Além disso, a vitamina C melhora a absorção do ferro e melhora o funcionamento do sistema imunitário, aumentando a capacidade do corpo de se defender.

 

Niacina

A niacina e a niacinamida são formas da vitamina B3.

A niacinamida pode ser produzida pelo organismo, através da conversão da niacina. A niacina, por sua vez, pode apresentar-se na forma de NAD (nicotinamida adenina dinucleótido) e NADP (nicotinamida adenina dinucleótido fosfato).

A niacina é necessária para o metabolismo energético dos hidratos de carbono, lípidos e proteínas, por intermédio do papel das coenzimas NAD e NADP nas reações de oxidação-redução.

 

Dr. Ricardo Leite

Farmacêutico e Diretor Técnico da Dietmed

 

Referências:

Fundación Dieta Mediterránea. URL: http://dietamediterranea.com/

http://umm.edu/health/medical/altmed

http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/druginfo/herb_All.html

http://ods.od.nih.gov/factsheets/list-all/