Blog / Saúde / DIABETES: SINTOMAS E PREVENÇÃO


DIABETES: SINTOMAS E PREVENÇÃO

#DiaMundialDaDiabetes

14 Nov 2020 Publicado por Dietmed

Dietmed - DIABETES: SINTOMAS E PREVENÇÃO
 

A Diabetes mellitus é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta, diz-se que o doente está com hiperglicemia.

 

Existem várias manifestações desta doença, que podem surgir em períodos distintos da vida: a Diabetes tipo 1 (DM1), Diabetes tipo 2 (DM2) e Diabetes Gestacional.

 

Diabetes mellitus tipo 1

A diabetes mellitus tipo 1 é uma doença dita "autoimune" e caracteriza-se pela incapacidade súbita do pâncreas produzir insulina por destruição completa das células que fabricam esta hormona.

 

Sintomas:

- Boca seca e sede constante

- Vontade constante em urinar

- Cansaço e visão turva

- Aumento do apetite

- Perda de peso

 

Diabetes mellitus tipo 2

Na diabetes mellitus tipo 2, existe uma perda progressiva da eficácia da insulina, também designada de "resistência à insulina". A diminuição anormal e progressiva da produção de insulina por parte do pâncreas, faz com que o organismo produza menos insulina e esta faz menos efeito.

 

Sintomas:

- Aumento da frequência urinária (que se torna mesmo muito frequente): isto resulta da tentativa de os rins eliminarem o excesso de glucose (açúcar) na corrente sanguínea

- Muita sede, causada pelo próprio açúcar e pelo aumento da frequência urinária, pois o corpo irá “pedir” para repor os líquidos perdidos

- Cansaço: enquanto efeito da desidratação

- Visão turva: os níveis de açúcar descontrolados podem originar a infiltração de um fluido nos olhos

 

Diabetes gestacional

A diabetes gestacional surge durante a gravidez e desaparece após o parto. Se se mantiver depois do nascimento do bebé, trata-se de uma diabetes tipo 2, e não uma diabetes gestacional.

As mulheres que tiveram diabetes gestacional têm um risco elevado de vir a ter uma diabetes tipo 2 mais tarde na vida, pelo que devem ser particularmente cuidadosas com o acompanhamento médico ao longo da vida.

 

Sintomas:

A diabetes gestacional não apresenta qualquer sintoma. As análises de rotina da gravidez são a única forma de detetar, pelo que é muito importante um acompanhamento médico desde que saiba que está grávida.

 

Que medidas pode adotar para controlar da melhor forma a sua diabetes?

  • Optar por uma alimentação mais saudável
  • Ser fisicamente ativo
  • Tomar adequadamente a medicação para a diabetes
  • Reduzir a pressão arterial
  • Melhorar os níveis de colesterol
  • Fazer exames oftálmicos
  • Cuidar da higiene dentária
  • Verificar o índice glicémico

 

Pode ainda complementar com as soluções naturais da Dietmed: Glicofort e Glicobeter: constituídos por Crómio, que contribui para a manutenção de níveis normais de glicose no sangue.

 

[Fonte: https://controlaradiabetes.pt/]