Blog / Saúde / Alimentos que combatem a dor


Alimentos que combatem a dor

5 aliados no combate à dor crónica

23 Jan 2018 Publicado por Dietmed

Dietmed - Alimentos que combatem a dor
 

No combate à dor e redução da inflamação deve ser adotada a tradicional Dieta Mediterrânica, que inclui muitos dos alimentos cujo poder anti-inflamatório está há muito provado.

 

Eis 5 aliados no combate à dor crónica:

 

Tomate - muito rico em licopeno (entre outros carotenóides, como a luteína), antioxidantes (vitaminas do complexo B, A, C e E) e minerais como o fósforo, potássio e cálcio.

 

Azeite – rico em gorduras monoinsaturadas, permite bloquear a produção de elementos químicos que induzem processos inflamatórios no organismo.

 

Vegetais de folha verde - como os espinafres, vários tipos de couve, brócolos, entre outros, com concentrações elevadas de vitaminas e minerais como cálcio, ferro e outros fitoquímicos. 

 

Peixes gordos - salmão, cavala, atum, arenque e sardinhas são alguns exemplos. O seu elevado teor de ácidos gordos essenciais ómega-3 ajuda a reduzir os processos inflamatórios.

 

Frutos oleaginosos - nozes, amêndoas, avelãs, entre outros. Por exemplo: as amêndoas são ricas em fibra, cálcio e vitamina E e as nozes contêm ácidos gordos essenciais ómega-3.

 

 

Joana Correia

Nutricionista