Blog / Saúde / COMO EVITAR A QUEDA DE CABELO


COMO EVITAR A QUEDA DE CABELO


28 Out 2019 Publicado por DietMed

DietMed - COMO EVITAR A QUEDA DE CABELO
 

Queda de cabelo é um tema transversal a quase todos nós. Quem nunca atravessou uma fase ou altura do ano em que vê maior quantidade de cabelo na escova ou no travesseiro?

 

Antes de falarmos nas soluções para esta situação, convém esclarecer que as causas da queda de cabelo podem ser diversas como: alterações hormonais, cansaço, falta de descanso noturno, carências nutricionais, tratamentos médicos, stress, gravidez entre outras.

 

Do meu ponto de vista, deve iniciar-se sempre por avaliar a alimentação. Vitaminas, minerais, oligoelementos e ácidos gordos como ómega 3, 6 e 9 são nutrientes fundamentais para a manutenção capilar. Assim, ingerir várias peças de fruta fresca ao dia, legumes em pelo menos duas das refeições diárias, peixe rico em ómega 3 e cereais integrais é fundamental. Especificando um pouco mais: banana da madeira, diospiro, amêndoa, avelã, carapau, sardinha, aveia e cevada. Podemos também adicionar na nossa alimentação gérmen de trigo rico em vitaminas e minerais, colocando 1 colher de chá na sopa ou num batido de fruta. O mesmo acontece com a levedura de cerveja, rica em vitaminas do complexo B.

 

Dormir as horas suficientes é muito importante para restaurar a energia vital. Quando o organismo não consegue descansar o suficiente devemos pelo menos tomar geleia real. A geleia real é o alimento da abelha rainha e é altamente nutritivo e regenerador celular. É rica em aminoácidos, vitaminas, oligoelementos, enzimas e biocatalizadores. Aconselho que seja tomada pelas cinco horas da tarde ou à noite para revitalizar organismo.

 

Existem substâncias específicas para o cabelo: o colagénio marinho hidrolisado, vitaminas antioxidantes como a vitamina A e C, zinco e cobre. Todos contribuem para o fortalecimento do cabelo, pigmentação e também atuam na queda. Estas substâncias podem ser encontradas quer na forma de toma via oral quer sob a forma de aplicação capilar tópica. Quando a causa da queda do cabelo é hormonal aconselho a planta Saw palmetto.

 

Drª Ana Tavares

Farmacêutica e Consultora em Homeopatia e Nutracêuticos