Artigos


Emagrecer de forma saudável

Pontos-chave no emagrecimento

22 Mar 2019 Publicado por DietMed

DietMed - Emagrecer de forma saudável
 

O processo de emagrecimento é longo e tem de ser baseado num controlo rígido de vários hábitos para que seja sustentado, eficaz e saudável.

 

Deve-se ter sempre em consideração que os benefícios para a saúde e a redução dos seus fatores de risco já são significativos se a perda de peso for modesta, na ordem dos 5 a 10%, e não necessariamente apenas quando se alcança o peso ideal.

 

Algumas das medidas que se seguem, têm como intuito indicar pontos-chave no emagrecimento:

 

- Prevenir e/ou reduzir o excesso de peso e a obesidade através da melhoria dos comportamentos alimentares e da atividade física.

- Controlo da ingestão de calorias total para a gestão do peso corporal. Para as pessoas que tenham excesso de peso ou que sejam obesas, isso pode significar consumir menos calorias dos alimentos.

- Aumentar a atividade física e reduzir o tempo gasto em comportamentos sedentários.

- Manter um balanço calórico apropriado durante todas as fases da vida – infância, adolescência, adulto, gravidez, lactância e enquanto idoso.

 

Soluções naturais

Atualmente manter uma alimentação saudável e respeitar o número de calorias adequadas às necessidades, associada ao estilo de vida agitado, torna difícil respeitar as regras de manutenção de uma alimentação equilibrada. No entanto, deve-se sempre fazer um esforço para respeitar algumas regras:

 

- Reduzir o consumo de sal a menos de 2300 mg e para 1500 mg para indivíduos que tenham mais de 51 anos, ou que tenham hipertensão, diabetes ou doenças renais crónicas.

- Consumir menos de 10% de calorias dos ácidos gordos saturados e substituí-los por ácidos gordos monoinsaturados e polinsaturados.

- Consumir menos de 300 mg, por dia, de colesterol dietético.

- Manter o consumo de ácidos gordos trans o mais baixo possível ao limitar alimentos que contenham fontes sintéticas de gorduras trans, como os óleos parcialmente hidrogenados e ao limitar outras gorduras sólidas.

- Reduzir a ingestão de calorias de gorduras sólidas e açúcares adicionados.

- Limitar o consumo de alimentos que contenham grãos refinados, especialmente os que contenham gorduras sólidas, açúcares refinados e sódio.

- Se for consumido álcool, deve ser consumido com moderação: até uma bebida por dia numa mulher e duas bebidas por dia no homem adulto.

 

Carla Santos

Farmacêutica