Blog / Saúde / FALTA DE MEMÓRIA


FALTA DE MEMÓRIA

Como combater?

30 Nov 2018 Publicado por Dietmed

Dietmed - FALTA DE MEMÓRIA
 

Falta de memória: não sei onde deixo as chaves do carro, não me lembro do nome da pessoa que se cruza no meu caminho, lembro do que fiz há vinte anos atrás e não me lembro do que jantei ontem...

 

Como podemos melhorar isto? Alterando hábitos e nutrindo o cérebro.

 

Primeiro conselho: avaliar a qualidade e o tempo do sono. Um descanso reparador é extremamente importante para melhorar a memória. É importante dormir a partir das dez da noite. Isto, porque o cérebro regenera-se a partir desta hora. Quantas horas? Isto vai depender da necessidade específica da pessoa. Uma sesta até vinte minutos depois de almoço também favorece as funções cognitivas.

 

Fazer exercício moderado e afastado da hora de deitar, jantar leve (comer sopa e fruta) e não estimular o cérebro antes de dormir.

 

Uma forma muito interessante de melhorar a memória é fazer as atividades diárias de uma forma diferente da habitual: estimular novas conexões neurais e aumentar a plasticidade cerebral. Como? Por exemplo: ir para o trabalho utilizando um itinerário diferente, lavar os dentes com a mão contrária à habitual, fazer refeições diferentes, etc. O importante é estimular novas sensações e obrigar o cérebro a sair do chamado “piloto automático”.

 

 

Dra. Ana Tavares

Farmacêutica | Consultora em Homeopatia e Nutracêuticos