Blog / Soluções Naturais / O Elixir da Juventude


O Elixir da Juventude

Os segredos para rejuvenescer

8 Mar 2019 Publicado por DietMed

DietMed - O Elixir da Juventude
 

Rejuvenescer é algo que todos, em particular as mulheres, ambicionam, sobretudo a partir de uma certa idade... Hoje revelamos algumas dicas para voltar anos atrás no plano físico e mental.

 

O segredo (ouvimo-lo muitas vezes) “vem de dentro”!! Mas o que significa isto? Nada mais do que tratarmo-nos bem, com alimentação correta, hábitos de vida saudáveis, um sistema nervoso positivo e sobretudo, sermos alegres.

 

Uma alimentação correta e saudável passa por comer alimentos da época, da zona nativa, frescos e nutritivos. Como exemplo, podemos usar nesta época da primavera alimentos como o limão, maçãs ácidas, morangos, couve, brócolos, feijão-verde e germinados.

 

Algo que também aconselhamos é a desintoxicação sazonal. Drenar significa abrir portas. Abrir as vias de eliminação do organismo, como é o caso do fígado, rins, intestino e sistema linfático. Plantas como, o cardo mariano, dente de leão e alcachofra são desintoxicantes.

 

Exercício físico como o Qi Gong ou o Tai Chi com alongamentos, são excelentes para o rejuvenescimento. Eles equilibram os órgãos e ajudam também a manter o sistema nervoso equilibrado.

 

O obrigatório é respeitar os ritmos orgânicos que conhecemos como, ciclo circadiano diário. Cada órgão tem uma hora durante o dia em que está em atividade máxima e doze horas depois estará em atividade mínima.

 

Por isso a nossa atenção vai para a hora de dormir. O nosso corpo não se compadece com a vida desregrada nem com os deitares tardios. Devemos deitar-nos pelas vinte e duas horas (imaginamos agora os leitores com ar admirado. Para que as falhas de memória, o cansaço cerebral e a degeneração se mantenham longe, devemo deitar-nos cedo!

 

Ao nível dos nutrientes que podemos aportar para o rejuvenescimento, aconselhamos o ácido hialurónico e colagénio marinho. Importantíssimos para a pele e cartilagens. Vitaminas como a C, D e do complexo B ajudam como co-fatores de processos de síntese de substâncias endógenas.   

 

Drª Ana Tavares

Farmacêutica | Consultora em Homeopatia e Nutracêuticos