Blog / Saúde / O INVERNO E AS SUAS CHATICES


O INVERNO E AS SUAS CHATICES

Conselhos e cuidados a ter para enfrentar o frio

8 Dez 2021 Publicado por Dietmed

Dietmed - O INVERNO E AS SUAS CHATICES
 

A partir do meio do Outono e durante todo o Inverno estão criadas as condições favoráveis à irritação e inflamação das mucosas respiratórias, assim como da transmissão dos vírus implicados nas gripes, constipações e demais afeções respiratórias.

 

O frio contribui igualmente para o agravamento das reações alérgicas e das afeções músculo-esqueléticas.

 

Nas infeções virais pouco se pode fazer do ponto de vista farmacológico e o tratamento destes quadros passa, sobretudo, pelo alívio sintomático, isto é, pela diminuição da febre, pelo auxílio na facilidade da expetoração, pela diminuição da congestão nasal, pela promoção da hidratação, pela diminuição das dores e pelo repouso. Consoante a afeção em causa, existe uma série de medidas que podem ser úteis no alívio da sintomatologia associada.

 

O recurso a produtos naturais assume-se como uma hipótese segura e eficaz. Não obstante, em caso de agravamento ou persistência da sintomatologia, procure imediatamente um técnico de saúde.

 

Assim, considere as seguintes situações:

 

- Garganta irritada: líquidos quentes costumam trazer alívio sintomático. Chá com limão e mel pode ser uma boa sugestão. Pastilhas contendo óleos essenciais, devido a sua ação balsâmica e antiséptica são muito úteis no alívio da irritação.

- Tosse: regra geral, as tosses secas devem ser suprimidas, enquanto a tosse produtiva deve ser respeitada, isto é, deve promover-se a limpeza das vias respiratórias.

- Tosse com expetoração: é aconselhado um expectorante ou mucolítico.

- Tosse seca e incomodativa: é aconselhado um antitússico. Em caso de tosse deve sempre beber muita água.

- Debilidade e fadiga: é importante garantir um aporte nutricional adequado, com vitaminas (A, C e E), e outros nutrientes necessários à manutenção de um sistema imunitário capaz. A equinácia e a própolis são produtos naturais particularmente úteis nestes casos. Mais, o repouso é fundamental para uma recuperação em pleno.

- Lábios secos e gretados: utilize um cachecol ou lenço, de modo a proteger esta zona da ação direta dos fatores ambientais. A utilização de um batom ou creme apropriado é também vantajosa.

 

SOLUÇÕES NATURAIS

Muito pouco se pode fazer para atacar farmacologicamente os vírus. Não obstante, o recurso aos Suplementos Alimentares e à Fitoterapia constituem uma excelente opção de reforço do Sistema Imunitário, particularmente útil durante o Inverno. De entre as várias substâncias, destacam-se:

 

Equinácia: apresenta as seguintes propriedades: imunoestimulante, ação anti-inflamatória e antiviral. Útil em casos de profilaxia e tratamento de gripes e constipações.

 

Salgueiro-Branco: apresenta as seguintes propriedades: analgésico; Antipirético; Anti-inflamatório; Externamente, em inflamações das mucosas, adstringente e antimicrobiano.

 

Própolis: apresenta propriedades antimicrobianas, antioxidantes, anti-inflamatórias e imunomoduladoras.

 

 

Ricardo Leite

Farmacêutico e Diretor Técnico de DietMed