Blog / Soluções Naturais / Brassicare™


Brassicare™

Brócolos

9 Jan 2018 Publicado por Dietmed

Dietmed - Brassicare™
 

O sulforafano, um metabolito biologicamente ativo de isotiocianato de glucorafanina, foi identificado em brócolos como o composto responsável por muitos dos seus benefícios para a saúde.

 

A glucorafanina é o indutor natural mais potente das enzimas de desintoxicação de fase 2 e é um antioxidante de ação prolongada. Genericamente, os glucosinolatos e os seus isotiocianatos podem modular a atividade de sistemas de enzimas metabolizadoras de substâncias pro-carcinogénicas por desativação de enzimas do CYP 450 e bioativação de enzimas de Fase II de desintoxicação que promovem a eliminação de agentes químicos cancerígenos, prevenindo o início do processo carcinogénico.

 

Exibem ainda actividade antitumoral na fase pós-início do tumor (crescimento e metastização), sugerindo um papel adicional na prevenção da evolução do cancro. De forma dependente da dose, os isotiocianatos inibem a viabilidade celular de células de cancro cervical, células de cancro do pâncreas, células de carcinoma hepatocelular, células de cancro do ovário e possuem propriedades antiinflamatórias no tratamento de células T de leucemia. Este efeito protetor pode ser devido a um estado antioxidante melhorado.

 

Concluindo, vários estudos têm demonstrado a atividade quimiopreventiva e quimioterapêutica dos isotiocianatos contra vários tipos de tumores.

Os isotiocianatos exercem atividade anti-cancro suprimindo várias características críticas do cancro, demonstrando múltiplos mecanismos, incluindo a inibição de enzimas ativadoras do agente pró carcinogénico, a inibição da angiogénese, a desintoxicação de agentes cancerígenos, a produção de espécies reativas de oxigénio para induzir apoptose em células cancerígenas indução de apoptose e a paragem do ciclo celular.

 

Prof. Dra. Marisa Machado

Investigadora em Fitoquímica