Blog / Soluções Naturais / BOSWELLIA SERRATA


BOSWELLIA SERRATA


18 Abr 2019 Publicado por Dietmed

Dietmed - BOSWELLIA SERRATA
 

Boswellia serrata é uma goma-resina extraída de uma árvore, por vezes queimada como uma sessência ou administrada para fins medicinais relacionados com a inflamação sistémica e tópica na medicina tradicional Ayurvédica e Chinesa.

 

Boswellia serrata, através dos seus ácidos bosuélicos ativos, inibe uma enzima pró-inflamatória chamada 5-lipoxigenase e pode possuir outros efeitos anti-inflamatórios (tais como a inibição do NF-kB). Estes efeitos anti-inflamatórios têm sido investigados quanto aos seus benefícios na osteoartrite (OA), e verifica-se que os suplementos orais com Boswellia podem suprimir a dor e a imobilidade associada com a OA de forma bastante significativa.

 

De facto, são já vários os estudo clínicos que demonstram o efeito notável de Boswellia serrata na redução dos sintomas da OA, efeitos estes verificados após uma semana de tratamento e com efeitos máximos ao final de 90 dias. A atividade anti-inflamatória e imunomodeladora estende-se ainda a outras aplicações nomeadamente em patologias inflamatórias como a colite, a asma e o cancro.

 

Notavelmente, a Boswellia parece exercer ainda uma atividade anti-cancro muito promissora que parece ser mais anti-proliferativa do que apoptótica, uma vez que é um inibidor potente da angiogénese e invasão celular. Os estudo pré-clínicos em animais sugerem que a Boswellia pode suprimir o crescimento tumoral (pâncreas, colo-retal) e, em alguns casos, a título definitivo, pode impedir o crescimento do tumor (prostático, glioma).

 

Outros estudos em linhas celulares de cancro in vitro (incluindo cancro de mama, cervical, mieloma e leucemia), demonstram atividade anticancerígena mas ainda não têm intervenções em animais.

 

Por último é uma planta que está associada a um baixo risco de toxicidade.

 

Prof. Dra.Marisa Machado

Investigadora em Fitoquímica