Blog / Saúde / ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, CORAÇÃO SAUDÁVEL


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, CORAÇÃO SAUDÁVEL

Alimentos para ter longe da vista e longe do Coração

1 Fev 2018 Publicado por Dietmed

Dietmed - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, CORAÇÃO SAUDÁVEL
 

Apesar dos progressos consideráveis na luta contra as doenças cardiovasculares, estas continuam a ser a principal causa de morte na Europa. A alimentação inadequada é responsável por cerca de metade das mortes e pela incapacidade causada, e pode custar à economia da União Europeia 102 mil milhões de euros por ano.

 

Eis alguns conselhos que deve considerar para preservar a saúde do seu coração:

 

O sal continua a ser a maior causa de HTA (Hipertensão Arterial). Retém líquidos e, consequentemente aumenta a pressão arterial. Um adulto saudável deve consumir no máximo 2,300mg de sal por dia. Substitua o sal por especiarias e ervas aromáticas.

 

Evite alimentos com gorduras trans e ricos em colesterol como manteiga, enchidos, banha de porco, molhos de carne, margarina hidrogenada e todos os alimentos processados.

 

Controle a quantidade de hidratos de carbono refinados. O consumo excessivo promove obesidade, associada à doença cardiovascular. Fuja de alimentos processados, cereais refinados, produtos de pastelaria e açúcar branco.

 

Privilegie cereais integrais, frutas, vegetais e leguminosas. Coma mais peixe, principalmente os peixes gordos, ricos em ómega 3.

 

Em suma, siga a Dieta Mediterrânica para uma vida plena!

 

 

Joana Correia

Nutricionista