Blog / Soluções Naturais / GINSENG


GINSENG

A sua história e benefícios na saúde

16 Set 2019 Publicado por DietMed

DietMed - GINSENG
 

A história do ginseng começou há 4500 anos e o seu primeiro registo de utilização consta num livro com 2000 anos.

 

A designação Panax deriva da palavra latina “panacea”, que significa “remédio para todos os males”, encontrando-se intrinsecamente associado à longevidade, dada a sua utilização histórica para diversas situações de saúde.

 

O termo Ginsenosido foi concebido para descrever uma classe de muitas moléculas que são encontradas no ginseng, e são os principais responsáveis pela atividade biológica do ginseng. A ciência tem comprovado a eficácia de Panax ginseng a vários níveis, nomeadamente no humor, imunidade e conhecimento.

 

O aumento do desempenho cognitivo ocorre de forma aguda principalmente pelos seus efeitos anti-fadiga. Este efeito anti-fadiga também se verifica após exercício físico, bem como uma redução dos marcadores que identificam o dano muscular.

 

Relativamente à pressão arterial, embora possa haver um ligeiro efeito redutor da pressão sanguínea em pessoas com a pressão mais elevada no sangue, em geral não é um efeito redutor significativo de Panax ginseng. Verifica-se ainda uma diminuição dos níveis de glicose no sangue em jejum em doentes diabéticos com redução da hemoglobina glicosilada, porém não provoca alteração da glicose em nãodiabéticos.

 

Também foi observada uma melhoria na disfunção eréctil principalmente pelos efeitos anti-fadiga e pela melhoria dofluxo de sangue, verificando-se ainda uma melhoria dos níveis de testosterona, importante nos problemas de fertildade.

 

De facto os estudos apontam para um aumento do bem-estar e felicidade em pessoas doentes (quer seja, pelo melhor controlo glicémico em doentes com diabetes ou pela menor disfunção erétil) ou no tratamento do stress mental agudo, pois estão descritos efeitos calmantes.

 

Prof. Dra.Marisa Machado

Investigadora em Fitoquímica